O crescimento da construção civil no Brasil já foi anunciado e entidades preveem um aumento de 3% em média para 2020.

De outro lado, em meio a um mundo cada vez mais digital, o setor figura como o segundo pior na adoção de tecnologias no mundo, segundo informações do Vale do Silício. Buscando mudar essa realidade, soluções em tecnologia não param de aparecer.

O canteiro de obras já conta com inovações que vão de tijolos tecnológicos e fábrica de casas automatizadas, a impressoras 3D e realidade aumentada. Porém é a gestão eficiente que será a grande responsável em alavancar o setor como previsto.

Para isso, diferentes funções ganham aliados poderosos da tecnologia: as soluções SaaS ou Software as a Service. Isso é, programas que automatizam serviços básicos ou burocráticos na indústria ou construtora e aumentam a produtividade, trazendo economia.

Conheça startups que estão fazendo a diferença no mercado da construção civil por trazer inovação para otimizar a gestão em diferentes frentes:

Fretefy: Eficiência logística para indústrias e distribuidores de materiais de construção

Aço, cimento, madeira, tubulações, acabamentos. Os materiais de construção ao saírem da indústria até chegarem aos grandes atacadistas passam por um sistema logístico complexo e que traz prejuízos para o setor.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Fretefy, plataforma digital de eficiência logística, mostrou que 80% das cargas possuem atraso nas entregas ou chegam com avarias. Isso significa clientes insatisfeitos, falta de material no mercado e interrupção nas vendas.

Para garantir a qualidade na entrega de materiais de construção, o Fretefy trouxe uma solução logística para indústria e centros distribuidores. A plataforma faz a gestão completa da jornada desde oferecimento e acompanhamento das cargas com rastreabilidade e visibilidade total até a entrega.

Informações como previsibilidade de entrega e localização online do veículo, que antes ficavam nas mãos das transportadoras, passam para as mãos da indústria e/ou distribuidor (embarcador). Com esse controle, o proprietário da carga pode oferecer ao seu cliente final, seja ele um lojista ou atacadista da construção civil, transparência total no processo de entrega da carga, com garantia no prazo.

Tecza: Gestão e contratação de mão de obra com alta performance

A tecnologia do Tecza oferece um serviço de contratação e gestão simplificada de fornecedores para a obra. Por meio da plataforma digital é possível buscar a mão de obra com o melhor custo benefício disponível na região e acompanhar o que está acontecendo no canteiro de obras de maneira remota.

Um levantamento da plataforma mostrou que com a gestão simplificada é possível aumentar a produtividade na execução do serviço em até 17%.

A Tecza funciona como uma empreiteira online que faz os registros diários do serviço, dessa forma, promete reduzir em até 42% o volume de trabalho da equipe de gestão da construtora, assegurando que a entrega seja feita de acordo com o padrão de qualidade combinado e dentro do prazo estabelecido.

Prevision: Planejamento eficiente e gestão enxuta para empreendimentos

Hoje em dia atraso e orçamento estourado são sinônimos de obra. Em média, orçamentos chegam a ultrapassar aproximadamente 20% do valor inicial.

Para resolver esses problemas cruciais da construção civil que envolvem principalmente gestão, é que foi criada a Prevision. A startup atua em mais de 60 empresas espalhadas em 11 estados do país, entre elas Alphaville, Direcional e Laguna, aplicando o método Lean Construction (construção enxuta) e conceitos da gestão ágil.

“Sabemos, de acordo com alguns parceiros, que obras que adotam o Lean Construction e métodos de gestão podem ter até 6% de economia no prazo e custo total da obra. A Prevision busca proporcionar esse ganho. Desenvolvemos um software para planejamento e gestão física da obra que ajuda construtoras e incorporadoras a terem mais previsibilidade, domínio dos processos e economia de tempo ao longo da execução de seus empreendimentos, e já realizamos mais de 170 obras, em pouco mais de 2 anos de empresa”, explica Yan Bendin, COO da Prevision.

Isso é possível, pois com o uso da plataforma é possível criar o cronograma da obra, atualizá-lo facilmente e acompanhar o seu desempenho. As informações geram um banco de dados que sintetiza os principais indicadores dos empreendimentos e permitem otimizar a gestão da obra.

Fonte: revistaconstrua