O Studio Gang foi selecionado para liderar o projeto de expansão do Aeroporto Internacional O’Hare 21, em Chicago, orçado em US$ 8,5 bilhões. Escolhida entre nomes de peso, como BIG, Calatrava e SOM, a equipe do Studio Gang firmou uma pareceria com o Studio ORD e venceu o projeto para o Terminal Global e saguão de espera com três volumes convergindo em um hub central. Projetado para celebrar a história de Chicago como uma cidade lapidada por linhas de movimento, o projeto é a primeira grande reforma do O’Hare em 25 anos.

O projeto estabelece uma nova localidade no coração do campus do O’Hare e o desenho tripartido mescla terminal e saguão em um único edifício. Na confluência dos três eixos, um grande óculo, uma garante a iluminação interna do espaço.

Em torno desta abertura zenital, uma estrutura de treliças metálicas apoia a cobertura plissada. Revestidas em madeira, enfatizando a forma curva do edifício, as dobras são espaçadas e orientadas para maximizar a luz natural e a eficiência energética. Quando visto de cima, o edifício assume a forma de um ícone de Chicago: o “Y”, que representa a ramificação do Rio Chicago.

As quatro equipes restantes estão concorrendo para projetar mais dois edifícios do complexo. De acordo com a Prefeitura de Chicago, “nos próximos meses, uma segunda equipe será selecionada dentre os quatro finalistas restantes para projetar dois novos saguões que serão construídos a oeste do Terminal 1.”

“A cidade de Chicago convocou equipes da cidade e de todo o mundo para liderar a expansão histórica do O’Hare, e o Studio ORD respondeu a essa chamada”, disse o prefeito Emanuel. “Durante esta competição histórica, as melhores empresas de arquitetura do mundo apresentaram suas incríveis visões para o mundo – com cada um desses cinco projetos de nível mundial fortalecendo nossos planos de trazer o O’Hare para o século XXI.”

O projeto deve começar a ser construído em 2023, e tem conclusão prevista para 2026.

Fonte: Revista Construa