Embora parecidos, existem diferenças  – técnicas e estéticas – entre pisos rústicos, especialmente o piso de cimento queimado e o piso de concreto polido. Para saber qual o mais adequado, avalie as necessidade e especificações do seu projeto e conheça, antes de tudo, cada material. Feito isso é possível escolher entre os tipos de pisos rústicos.

Para iniciar, é interessante saber as definições de cada produto. O concreto é um material composto de água, cimento e agregados. Já o cimento, é um pó fino feito de calcário e outros minerais. A principal diferença é que enquanto o cimento trabalha de forma “independente” o concreto não existe sem a presença do cimento.

O cimento queimado, por ser um material mais simples, ganhou fama no mundo da decoração faz algum tempo. Já concreto costuma estar relacionado às obras mais complexas, como pisos de estacionamentos, fábricas, entre outros. Porém, o cenário tem sido outro, o piso de concreto polido vem ganhando destaque e adeptos de quem adora ambientes rústicos dentro de casa.

Conheça todas as diferenças entre tipos de pisos rústicos:

Piso de cimento queimado

O cimento queimado tem um custo relativamente baixo e é uma ótima alternativa para quem deseja uma atmosfera moderna e com a temática industrial devida a aparência rústica. Duas grandes vantagens do piso é a durabilidade e o efeito de amplitude que ele oferece por não ter emendas nem rejunte.

Hoje, o cimento é um dos grandes destaques quando o assunto é decoração e está presente em diversos projetos e ambientes. Espaços residenciais, comerciais ou corporativos aceitam bem a sua aplicação.

Serviço

A mão de obra para este tipo de serviço precisa ser qualificada e deve considerar alguns aspectos, como o nivelamento da superfície, as eventuais necessidades de reparo (rachaduras) e as juntas de dilatação, que são réguas inseridas entre as peças do piso para impedir que elas sofram a ação da movimentação das estruturas, impedindo assim avarias, como trincas.

É possível obter outra coloração, que não a cinza, com a adição de pigmentos. Aproveitar o material para a execução de outros elementos, como bancadas, móveis e até mesmo parede, também é uma alternativa para otimizar o material que venha a sobrar.

 Piso de concreto polido

Como dissemos anteriormente, o piso de concreto sempre esteve associado aos locais de tráfego intenso de veículos, como estacionamentos de prédios, shoppings e aeroportos, como também fábricas e centros logísticos.

Para quem procura uma alternativa ao tradicional cimento queimado, o concreto é uma sugestão tão moderna quanto. Hoje é fácil encontra-lo tanto em salas, quartos e cozinhas de projetos residenciais quanto de espaços comerciais e corporativos, afinal, a sua estética oferece um resultado interessante aos espaços.

Votorantim Cimentos apresenta uma linha de produtos de argamassas e cimentos ideais para quem busca revestir pisos com cimento queimado. Confira todo o portfólio, aqui.

Serviço

Apesar de menos exigente quanto ao desempenho, quando comparado com o uso industrial, o concreto polido para uso residencial também possui um traço específico que permite a realização do acabamento com equipamentos apelidados de “helicópteros”, atingindo a resistência e tonalidade desejadas.

É imprescindível contratar mão de obra especializada, usar os equipamentos corretos e se atentar ao traço e à qualidade do concreto.

A Engemix, concreteira da Votorantim Cimentos, possui para essa aplicação o concreto Pisomix, especialmente desenvolvido e pensado para aplicações em piso, com as características ideais para execução e acabamento, reduzindo os riscos de fissuras, além de proporcionar uma excelente resistência superficial, garantindo a durabilidade e vida útil do piso.

Fonte: Mapa da Obra