O Pacto Global, iniciativa da ONU, realiza na próxima quarta-feira, dia 16 de maio, no auditório do MASP, em São Paulo, o seu Fórum Anual, um dos principais eventos de sustentabilidade corporativa do país. No encontro, será lançada uma cartilha para combater a corrupção no setor de construção civil, construída com as principais empresas da construção civil, Odebrecht, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez, relacionadas a casos recentes de corrupção. A discussão será mediada pela jornalista e comentarista da Globo News, Andréia Sadi, com presença do ministro do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, da superintendente Geral do IBGC, Heloisa Bedicks, entre outros nomes.

Para debater a sustentabilidade no setor privado em suas diversas frentes, a Rede Brasil do Pacto Global da ONU promove, no dia 16 de maio, no auditório do MASP, em São Paulo, o Fórum Pacto Global – 15 anos da Rede Brasil. O encontro contará com palestrantes nacionais e internacionais e apresentará um panorama dos avanços da sustentabilidade corporativa desde o início das atividades da Rede Brasil do Pacto Global no país, em 2003, e as perspectivas. Para participar, é necessário fazer a inscrição no site https://bit.ly/2pReYvS.

O evento discutirá os desafios da inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na estratégia empresarial, as boas práticas de combate à corrupção, a gestão corporativa da água – com ênfase nos impactos das mudanças climáticas na agricultura -, o empoderamento feminino e sua influência na sociedade e nas corporações e como os Princípios Orientadores sobre Empresas e Direitos Humanos da ONU contribuem para essa agenda.

Durante o Fórum, a Rede Brasil do Pacto Global lançará três publicações: um guia de recomendações, com sugestões de ações de combate à corrupção no setor da construção civil, o estudo ODS no Setor Elétrico Brasileiro, que detalha a integração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas empresas do setor, e a tradução da publicação An analysis of the goals and targets – lançada globalmente pelo UN Global Compact e GRI, com suporte da PwC -, que indica como as empresas podem reportar dados referentes a cada um dos ODS e, dessa forma, dar mais um passo para inserir a Agenda 2030 em seus negócios.

O Pacto Global da ONU foi criado pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e nasceu com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Atualmente, a iniciativa tem como foco o cumprimento da Agenda 2030, por meio de engajamento do setor privado em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: Grandes Construções