Pesquisar
Close this search box.

O faturamento real da indústria apresentou estabilidade de junho para julho, com uma leve alta de 0,1% na série dessazonalizada, conforme dados da pesquisa Indicadores Industriais divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comparação com julho de 2023, houve um aumento de 15,2%, uma vez que o faturamento naquele mês foi baixo. No acumulado de janeiro a julho de 2024, o faturamento real avançou 3,4% em relação ao mesmo período de 2023.

O número de horas trabalhadas na produção cresceu 0,9% de junho para julho, na série ajustada para efeitos sazonais. Em comparação com julho de 2023, o aumento foi de 7,9%. No acumulado dos sete primeiros meses de 2024, o crescimento é de 3,4%.

O emprego na indústria também registrou um aumento de 0,2% em julho em relação a junho. Desde abril de 2024, o emprego não apresentou variações negativas. Em comparação com julho de 2023, o emprego subiu 2,2%, acumulando um aumento de 1,7% no acumulado de janeiro a julho deste ano.

A massa salarial real caiu 3,6% de junho para julho. Desde abril, a massa salarial tem mostrado variações significativas. Em relação a julho do ano passado, a alta foi de 0,9%, com um aumento de 3,4% no acumulado de janeiro a julho de 2024.

O rendimento médio real também recuou 3,0% em julho em comparação com junho. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve uma queda de 1,2%. No acumulado de janeiro a julho deste ano, o rendimento médio apresenta uma alta de 1,7%.

Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, avaliou que, apesar das quedas em algumas variáveis entre junho e julho, o panorama geral é positivo. Ele destacou que as comparações entre janeiro e julho de 2024 com o ano anterior mostram alta em todas as variáveis analisadas, incluindo faturamento e indicadores relacionados ao mercado de trabalho.

A pesquisa também revelou que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu em 79,5% em julho, o mesmo percentual de junho. Em comparação com julho de 2023, houve um aumento de 1,6 ponto percentual. No acumulado do ano, a UCI cresceu 0,7 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Portal da Indústria