As escavadeiras da série X3E da Link-Belt vêm se destacando nas operações florestais em Itapeva (SP), um dos principais polos de produção que abastecem as indústrias de papel, celulose e construção civil. Reconhecidas pela eficiência e resistência, essas máquinas atuam em atividades como colheita de eucalipto e pinus, limpeza de áreas, corte de madeira, terraplanagem e obras em geral.
O produtor rural e empresário Perseval Rodrigues dos Santos, à frente da Itario Terraplanagem, utiliza equipamentos da marca desde 2013. Sua empresa atua em cerca de 300 hectares no sudoeste paulista e conta atualmente com seis escavadeiras Link-Belt, sendo duas 180X3E e quatro 210X3E — três delas adquiridas recentemente junto à LASS Máquinas, revendedora da marca em Tietê (SP).
Segundo Perseval, o principal diferencial da linha X3E está no baixo consumo de combustível e na versatilidade para uso de implementos, fatores que aumentam significativamente a produtividade. Ele destaca ainda a terceira linha hidráulica pré-instalada, que permite a adição de extensões para receber equipamentos específicos, adaptando a máquina às necessidades da colheita florestal.
De acordo com Elvis Secco de Marchi Binotti, gestor da LASS Máquinas, os modelos da série contam com diferenciais técnicos que reforçam sua aplicação em áreas de reflorestamento. Além da possibilidade de instalar até quatro linhas hidráulicas auxiliares, as escavadeiras possuem estrutura reforçada, sistema de filtragem de ar e combustível com quatro filtros primários e proteções adicionais para motor, cilindros e vidros.
Esses recursos garantem maior durabilidade, segurança ao operador e menor custo de manutenção, tornando as escavadeiras Link-Belt X3E uma escolha estratégica para quem busca eficiência e robustez nas operações florestais.