De acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, 11,8 mil empregos formais foram gerados no setor da construção civil, em agosto deste ano. O setor registrou o quarto saldo positivo mais expressivo do mês, com alta de 0,57% em relação a julho.

O principal gerador de vagas no setor foi o segmento de serviços da construção, seguido da infraestrutura e de edificações. A região Sudeste teve o maior número de vagas geradas, com 5.896 oportunidades de emprego.

Apesar disso, no acumulado de 12 meses, a construção civil possui um saldo negativo de 14,2 mil vagas de empregos formais. O principal responsável pelo resultado foi o segmento de edificações, que perdeu 23,9 mil vagas no período. Em infraestrutura, o número de vagas perdidas foi de 9,4 mil, enquanto que o segmento de serviços da construção registrou saldo positivo de 4,7 mil vagas.

Segundo o CBIC, o resultado mostra que o ritmo de melhora do mercado de trabalho da construção ainda é insuficiente para que as vagas perdidas entre agosto de 2017 a agosto de 2018, sejam recuperadas.

Fonte: Revista Construa