Conforme a Sondagem Indústria da Construção, apurada mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em outubro, o índice de evolução do número de empregados registrou 51,3 pontos, chegando a sua sexta alta consecutiva e se afastando ainda mais da sua média histórica de 43,9 pontos, o que demonstra que a alta do emprego na construção está mais intensa e disseminada.

O levantamento também apurou que o índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção permanece com resultados positivos. Apesar de ter registrado uma leve queda frente a setembro (51,2 pontos), o indicador em outubro (50,7 pontos) se manteve acima da linha de 50 pontos pelo terceiro mês consecutivo, sinalizando mais uma alta do nível de atividade da Construção em relação ao mês anterior.

Com relação ao índice de Confiança do Empresário da Construção (ICEI-Construção), houve alta no mês de novembro, com 58,9 pontos registrados, o que indica otimismo entre os profissionais. O ICEI-Construção já recuperou a maior parte da confiança perdida em março e abril, mas ainda está inferior aos valores de antes da pandemia, que superavam os 60 pontos.

Referente aos componentes do ICEI-Construção, o Índice de Condições Atuais aumentou 3,1 pontos, voltando a superar a linha de 50 pontos, o que não acontecia desde março. Já o Índice de Expectativa registrou 1,8 ponto e alcançou 62,8 pontos, mostrando continuidade do sentimento de otimismo disseminado em relação aos próximos meses.

A Utilização da Capacidade Operacional, por sua vez, caiu 1 ponto em outubro, ficando em 62% e interrompendo uma sequência de cinco meses de altas seguidas. O percentual é ponto inferior ao registrado em outubro de 2019.

Com relação ao índice de intenção de investimento, houve alta de 1,5 ponto em novembro frente a outubro, atingindo 42,2 pontos.

A Sondagem Indústria da Construção foi realizada com 450 empresas, sendo 152 pequenas, 197 médias e 101 de grande porte.

Fonte: AECWeb