De instalação simples, as placas de cimento proporcionam maior velocidade na construção de paredes. Embora não necessite de mão de obra especializada, o procedimento tem como ponto mais crítico a garantia de que sejam respeitados os espaçamentos entre as peças. Confira!

Passo a passo de construção com placas de cimento

– Inicia-se o procedimento de construção de paredes com pais cimentícios com a colocação das estruturas de aço.

– Na sequência, devem ser realizadas marcações nas estruturas, indicando onde as placas de cimento serão fixadas. É importante se certificar de que as peças ficarão a, pelo menos, 1 cm de distância do chão.

– Também é recomendável desenhar nas placas de cimento alguns pontos que mostram as regiões que serão perfuradas para receber os parafusos. A indicação é que a fixação inicie nas pontas das placas as distância seja de 5 cm do lado da borda horizontal e 10 cm do lado da borda vertical, as demais fixações seguem a cada 30 cm por toda a extremidade e também ao centro em cada montante da estrutura (figura abaixo).

– Usando uma parafusadeira, comece a fixar o painel cimentício seguindo tanto as indicações feitas nas estruturas quanto as desenhadas na própria placa. Devem ser colocados parafusos em todos os montantes da peça.

– Com a primeira placa presa à estrutura, marque uma distância de 3 mm de junta entre as peças e execute a fixação do próximo painel seguindo os mesmos passos do anterior. É importante ficar atento para que os parafusos das duas placas não fiquem perfeitamente alinhados, pois isso cria uma tensão com força suficiente para danificar a peça.

– O tratamento das juntas começa com a limpeza da região, sendo que a retirada dos materiais maiores é feita com uso de espátula. Com a ausência de imperfeições, é aplicada uma demão de primer no rebaixo da placa, localizado a, aproximadamente, 15 cm de cada lado.

– Com o primer seco, prepare a massa cimentícia que será aplicada nas juntas. Essa argamassa deve ser totalmente homogênea.

– A argamassa é aplicada na região de rebaixo da peça, preenchendo uma área de cerca de 8 cm.

– Depois da secagem da argamassa, cole uma fita de tratamento de junta que tenha 5 cm de largura. Essa fita, que precisa estar completamente esticada, serve para guiar a execução da nova camada de argamassa. É preciso cobrir completamente a fita com a argamassa.

– Para a terceira demão, repita o procedimento da segunda. A única diferença é que a fita de tratamento de junta deverá ter 10 cm ao invés dos 5 cm anteriores. Nessa etapa, após cobrir toda a fita, a junta deverá estar completamente nivelada. A cura dessa etapa demora 24 horas.

– Em ambientes quentes, é provável que apareçam fissuras nas juntas tratadas. Nesse caso, é recomendável uma nova demão com a fita de 10 cm e aguardar mais 24 horas para a nova cura.

– Para finalizar o tratamento das juntas, aplica-se a massa de acabamento. Passado um dia da execução, é possível lixar toda a superfície para prepará-la para receber o acabamento final, que pode ser de qualquer tipo de revestimento disponível no mercado.

Fonte: Mapa da Obra