Um dos setores com permissão para funcionar durante o isolamento rígido, a construção civil planeja seguir com rigor o protocolo sanitário. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), Patriolino Dias, os mais de seis mil trabalhadores do setor em canteiros de obras em Fortaleza são acompanhados diariamente com aferição de temperatura e atendimento médico para quem necessita.

Conforme Patriolino, de julho do ano passado a fevereiro deste ano, 320 trabalhadores do setor de construção em Fortaleza foram diagnosticados com Covid-19, sendo que 17 deles foram internados em unidades hospitalares. Desses, um não resistiu ao vírus e morreu.

“O setor da construção civil continua seguindo rigorosamente o protocolo dado pelo Governo do Estado para que a gente consiga manter os funcionários seguros, desde a entrada, que é escalonada no horário de entrada, e vale salientar que grande parte de trabalhadores da construção civil possuem moto, evitando de utilizar o transporte público”, disse Patriolino Dias.

O presidente do Sinduscon também ressaltou que o sindicato ministra palestras explicativas no combate à pandemia, distribui kits sanitários para os colaboradores e que, cada um deles, como se alimentam no local de trabalho, almoçam, cada um, em uma mesa separada e com distância de dois metros uns dos outros. “É importante também colocar que desde a retomada da construção civil em meados de 2020, a gente vem fazendo monitoramento desses funcionários”, afirma.

Funcionamento do setor de construção civil

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), disse em entrevista ao CETV 1 nesta quarta-feira (4) que a indústria segue funcionando, pois quando desmobilizada têm retorno ‘complexo’. “Esse é um aprendizado do ano passado, na indústria, além de ter controle e limitação de pessoas, o retorno da atividade industrial é mais complexo que o do comércio”, disse.

O governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Sarto, anunciaram na quarta-feira (3) que a capital cearense terá um novo isolamento social rígido a partir de sexta-feira (5). O Diário Oficial do Estado oficializou nesta quinta-feira (4) o que pode e o que não pode na capital cearense.

As medidas têm validade de 14 dias, de 5 a 18 de março.

Confira o que diz o documento:

Atividades que ficam suspensas

Atividades que podem manter o atendimento

Quando posso sair de casa?

Pessoas com a Covid-19 devem permanecer em “confinamento obrigatório”. “Caso necessária, a força policial poderá ser empregada para promover o imediato restabelecimento do confinamento obrigatório”, diz o decreto.
Outras situações em que o deslocamento é autorizado:

Quando é permitido sair e entrar em Fortaleza?

Fonte: G1