Conforme apuração da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Construção (ICST) apresentou em outubro uma elevação de 3,7 pontos, chegando a 95,2 pontos, maior valor desde março de 2014 (96,3 pontos). É o quarto mês consecutivo em que o indicador avança, em médias móveis trimestrais, com variação de 3,8 pontos em relação ao mês anterior.

“Enquanto o mercado imobiliário está sendo impulsionado pelas taxas de juros em níveis historicamente baixos, a infraestrutura se beneficia dos investimentos das prefeituras e das recentes mudanças regulatórias. O impacto na atividade mal começou a se evidenciar no mercado de trabalho, mas a percepção positiva dos empresários do segmento de Preparação de Terrenos sinaliza continuidade e fortalecimento desse movimento de recuperação”, comenta Ana Maria Castelo, coordenadora de Projetos da Construção da FGV do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre).

A alta registrada em outubro foi influenciada pela melhora da satisfação dos empresários em relação à situação corrente. O Índice de Situação Atual (ISA-CST), que apura a confiança do empresário da construção no momento presente, aumentou 5,1 pontos, chegando a 91,5 pontos, maior valor desde setembro de 2014 (92,3 pontos).

Já o Índice de Expectativas (IE-CST) – cálculo da confiança do empresário da construção para os próximos meses – cresceu 2,3 pontos, alcançando 99,1 pontos. Tanto o indicador de demanda prevista quanto o de tendência dos estoques apresentaram alta, alcançando 99,1 pontos e 99 pontos, respectivamente.

Já o Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) do setor aumentou 2,4 pontos percentuais, para 74,5%.

Fonte: AECWeb