Imagine um futuro em que as equipes trabalhem em sincronia, os problemas são reparados com antecedência e projetos são entregues no prazo ou até antes.

Essa tendência é realidade no setor de construção civil fora do Brasil e, gradualmente, começa a ser possível também por aqui. Isso só é plausível devido ao número crescente de empresas que descobriram as aplicações e benefícios do uso de drones no seu cotidiano.

Algumas das vantagens da tecnologia são a otimização do tempo, redução dos custos e aceleração dos resultados.

“As empresas fora do país estão deixando de terceirizar a contratação de drones para criar e preparar departamentos internos. Isso permite que as empresas da construção civil utilizem os drones para a otimização dos resultados e redução dos custos. A tecnologia é aliada das empresas para a abertura de novas oportunidades e caminhos em um dos principais setores da economia no Brasil”, comenta Chase Olson, CEO da Smart Sky Consulting, startup paranaense focada na consultoria e treinamento no uso de drones em empresas.

O CEO explica como funciona o desenvolvimento dentro das empresas. “Os drones se tornaram uma ferramenta essencial para todo o ciclo que engloba uma construção”, diz.

“Trabalhamos para encurtar a curva de aprendizado das empresas que queiram criar esse departamento no Brasil. O tempo estimado para essa estruturação em empresas fora do país é de 24 meses. Por aqui conseguimos fazer em um período de seis a nove meses”, acrescenta.

Esse crescimento é uma alternativa de retomada e aumento de um setor que conta com mais de um milhão de empresas ativas e onde as 190 maiores movimentaram R$ 56 bilhões no último ano.

Mas, explica Olson, o desafio é fazer com que na prática, uma tecnologia já utilizada para uma infinidade de atividades possa contribuir para impulsionar um dos setores que mais empregam no país.

O executivo comenta que a precisão dos drones aliada à facilidade e mobilidade são capazes de gerar uma redução de até 40% nos custos operacionais de uma obra.

Fonte: Revista Construa