As vendas de cimento em janeiro totalizaram 4,5 milhões de toneladas, o que corresponde a uma queda de 0,9% em comparação ao mesmo mês de 2019. Os dados são de um levantamento feito pelo Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

Na avaliação por dia útil – indicador que analisa o número de dias trabalhados –, em janeiro, as vendas internas aumentaram 11,8% face a dezembro e caíram 0,9% sobre janeiro do ano passado. Em 12 meses, as vendas acumularam 54,4 milhões de toneladas de cimento.

Com relação ao consumo aparente de cimento – índice composto das vendas internas somadas às importações –, em janeiro, houve queda de 1,3% em relação ao ano anterior, totalizando 4,5 milhões de toneladas. O resultado foi impactado pelo mau desempenho das regiões Norte, com queda de 4,8%, e Sudeste, retração de 3,2%, causado, principalmente, pelas fortes chuvas que atingiram ambas as regiões no período.

Mesmo as retrações apuradas no primeiro mês do ano, o SNIC continua otimista e mantém a expectativa de crescimento acima de 3% no ano.

“O desempenho do setor continuará sendo sustentado basicamente pelo setor de edificações. O resultado da melhora do mercado imobiliário no ano passado deve continuar este ano, alavancando assim as vendas de cimento. As grandes expectativas ficam por conta do anúncio da Caixa Econômica Federal sobre a nova linha de crédito residencial sem correção e a reformulação do Programa Minha Casa Minha Vida” explica Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC.

O dirigente disse, ainda, que o setor de infraestrutura, que tem diminuído, desde 2015, sua participação no consumo de cimento, deve ser objeto de preocupação governamental imediata. Para ele, o programa de concessões e privatizações deve ser acelerado e as obras paralisadas, retomadas urgentemente.

Fonte: revistaconstrua